Imóvel: dicas para comprar o seu

Segundo dados do Secovi (Sindicato da Habitaçāo) os brasileiros compram em média apenas dois imóveis durante a vida, o que deixa claro a importância de uma escolha cuidadosa. Para isto devemos tomar algumas providências e cautelas para compra do imóvel, veja algumas dicas que separamos para você:

ORGANIZE-SE

Leve em consideraçāo sempre a relaçāo entre o que de fato cabe no bolso e as necessidades da família. Estabelecer o quanto será gasto na aquisiçāo é o primeiro passo.

ESCOLHA O TIPO DE IMÓVEL

Observando as suas necessidades defina o tipo de imóvel. Apartamento ou casa? Em condomínio? Novo, usado ou na planta? Garagem para quantos carros?
Sāo muitas as opções que o mercado oferece, portanto estabelecer o perfil do imóvel é essencial, tome nota das especificações do imóvel que esta procurando.

ESTUDE A FORMA DE PAGAMENTO

Nesta etapa analise qual será a melhor forma de pagamento. Caso opte por utilizar financiamento bancário consulte um correspondente para fazer a sua análise de crédito. Para aquisiçāo de imóveis ainda em construçāo observe o parcelamento realizado durante a obra. Estipule se o FGTS será utilizado para quitaçāo de parte do valor do imóvel. Se você conta com algum recurso financeiro de reserva ou bens que se convertem em capital para compra, é bom colocar na ponta do lápis.

OBSERVE A REGIĀO DO IMÓVEL

Pesquisar as ofertas e estar atento ao mercado imobiliário faz parte da compra. Nesta hora é sempre bom contar com um corretor especializado na regiāo pretendida. A internet também ajudara nesta pesquisa, utilize os principais buscadores de imóveis para comparar as características e valores. Conhecer o bairro é importante para verificar se a regiāo escolhida oferece todos os recursos, serviços e a infraestrutura em geral.

PROPOSTA

Após a jornada de busca e pesquisa chega a hora de escolher o imóvel e fazer uma proposta para compra. Nesta etapa seja justo e coloque-se na posiçāo do vendedor. Nāo faça propostas abusivas, isto pode inviabilizar a negociaçāo. Busque saber com quem esta fazendo negócio. Tome cuidado com os documentos do imóvel. Escolha um corretor/imobiliária de confiança, a assessoria para tratar de todas as etapas contratuais é primordial para um negócio saudável.

PÓS-COMPRA

Após assinado contrato de compra e venda existem alguns cuidados a se tomar. Normalmente os cuidados recaem sobre as taxas a serem pagas. O Imposto de transmissāo de Bens Imóveis (ITBI) corresponde a mais ou menos 4% do valor de compra. Programe-se e faça uma reserva para estas despesas burocráticas. Nunca deixe de registrar a escritura, mesmo que a compra seja a vista. Verifique as garantias e prazos legais em caso de imóveis novos.

Fonte: Secovi – Sindicato da Habitaçāo

Já esta preparado para comprar seu imóvel? Entre em contato conosco para lhe assessorar. Clique AQUI.