de ... até ...
de ... até ...

5 dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez


Essa época do ano é bem comum que jovens mudem-se para cidades próximas à universidades para começar a estudar. Saindo da casa dos pais, eles precisam aprender a se virar. E agora?

Para ajudar, reunimos aqui 5 dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez. Dicas de ouro para você não se atrapalhar com as novas responsabilidades. Confira!


1- Aprenda afazeres domésticos e crie uma rotina

É inevitável. Se você vai passar a morar sozinho, cedo ou tarde deve se deparar com tarefas de casa para fazer. Louça para lavar, chão para varrer, lixo para tirar, ropas sujas, roupas de cama. Bem, se não está familiarizado com nada disso, comece a se organizar.

Identifique o que é mais urgente e crie uma rotina para o que deve ser feito todos os dias, e o que pode ser feito semanalmente. Busque no Youtube dicas rápidas para atividades que você ainda não sabe realizar. 




2- Aprenda a se organizar financeiramente

Mesmo que você receba apoio dos pais, você terá de aprender a gerenciar o seu dinheiro de modo que ele dure o mês inteiro sem deixar de cumprir com nenhum compromisso.

A dica é criar uma planilha, ou nota, para listar as contas fixas: luz, telefone, internet, aluguel, condomínio e outros, para não se perder nos gastos. 

Organize-se! Separe o total e deixe reservado. O que puder, coloque em débito em conta para não esquecer dos vencimentos. Tenha um mural para colocar as contas e ter sempre a vista os vencimentos e acompanhar o que já foi pago. O que sobrar a cada mês, use com moderação. 




3- Tenha uma reserva de emergência

Ser responsável por uma casa implica em ter de arcar com custos imprevistos. Algum problema elétrico, equipamento que estrague ou mesmo "bater a porta com a chave do lado de dentro". Por isso, é sempre bom ter algum dinheiro reservado para resolver essas questões mais rapidamente.




4- Faça uma lista de serviços úteis

Ainda pensando em imprevistos, tenha uma lista (que pode ser até imãs na geladeira) com telefones e contatos de serviços úteis como os da companhia de gás, eletricista, chaveiro, telefone do síndico, do porteiro, da imobiliária. Assim, sempre que precisar de alguma coisa, terá as informações mais rapidamente.




5- Aprenda a cozinhar

Com o tempo você vai perceber que comer fora cansa, além de ser caro. Aqui o Youtube vai te ajudar muito, confira receitas, teste muito, comece aos poucos. E aproveite o momento e chame os amigos para servirem de cobaia. Mas, lembre-se: a casa é sua e também a bagunça para arrumar depois das festinhas!



Ah, e vale sempre lembrar: recorra aos pais, tios e avós para obter dicas sempre que precisar de algo que a Internet não ajudou, nada de orgulho. Esse aprendizado faz parte do seu crescimento pessoal.


Comunicação VZ